Uma das principais dúvidas na hora de reformar o lar é saber como definir a quantidade de piso necessária para cobrir cada cômodo. Esse ponto é fundamental para você não comprar revestimentos a menos e nem em excesso. Quer saber como realizar o cálculo? Então confira o artigo que preparamos para te ajudar nesta tarefa!
Como calcular a quantidade de piso necessária para sua casa?
Para descobrir a quantidade de piso necessária para cada ambiente, você precisa fazer o cálculo da área. A conta é bastante simples: basta medir o comprimento e a largura do chão e depois multiplicá-los.
Exemplo: em um quarto com 4 metros de comprimento e 5 metros de largura, temos: 4×5 = 20m². Ou seja, você precisará de 20 metros quadrados de piso para revestir todo o ambiente.
Quanto comprar a mais de piso?
É imprescindível contar com um pouco de piso a mais para rodapés e eventuais emergências, como perdas no corte ou necessidade de trocar alguma peça devido a algum dano no material com o passar do tempo.
A recomendação é comprar cerca de 10% a mais de piso para assentamento em linha reta. Já para casos de aplicação em diagonal ou para locais onde são necessários muitos recortes, indica-se a compra de 20 a 30% a mais do que o valor calculado.
Isso acontece pois a colocação diagonal exige mais cortes, o que faz com que haja perda de uma quantidade maior de peças se comparado ao assentamento reto. Entretanto, tem a vantagem de deixar o visual mais moderno e o piso mais bonito.
Logo, esses percentuais devem ser calculados de acordo com a metragem quadrada da casa/apartamento ou dos cômodos onde será aplicado o piso. Ou seja, para cobrir um espaço de 50 metros quadrados, com aplicação em diagonal, você precisará de ao menos 20% a mais de revestimento, totalizando 60 metros de piso.
Agora que já sabe como calcular a quantidade de piso necessária para sua reforma ou construção, conheça os produtos da MADEL e garanta um revestimento de alta qualidade para o seu lar. Afinal, Construindo ou Reformando?! É MA-DEL! MADEL É +!
Quer conferir mais dicas sobre decoração e reforma, como truques para fazer uma obra sem bagunça? Então continue navegando por nosso blog, que sempre temos conteúdos novos para você!