Planejar mudanças estruturais ou mesmo uma repaginada no visual do seu lar pode custar mais do que você gostaria, ainda mais se você não souber quais pontos importantes considerar antes de dar início às mudanças. Para te apoiar, separamos truques que tornam possível economizar na reforma.
Afinal, como economizar na reforma da casa?
O segredo para fazer o seu investimento render durante uma reforma é o planejamento. Portanto, não importa se será uma grande mudança ou se mudará apenas um cômodo, o primeiro passo é planejar a obra.
Depois, alguns truques importantes te ajudarão a diminuir ainda mais os gastos. Confira:
1. Não deixe de fazer o projeto da obra
O projeto arquitetônico é fundamental para definir o cronograma da reforma, pois indica por onde começar a obra, o que comprar e quais materiais serão realmente necessários. Desta forma, evita que você perca tempo e dinheiro.
Mas, lembre-se, é comum que o orçamento planejado e o executado tenham uma variação de cerca de 20%. Por isso, adicione ao seu cálculo uma reserva de recursos para emergências.
2. Pesquise preços
Para economizar na reforma, a comparação de preços é uma tarefa indispensável, pois o custo de cada material pode variar bastante de acordo com o fornecedor.
Outra dica é, sempre que possível, fazer suas compras à vista ou adquirir diversos itens no mesmo local para obter descontos ou melhores condições de pagamento.
3. Busque profissionais qualificados
Nunca abra mão da contratação de profissionais qualificados. Ainda que possa sair mais caro, esse especialista te ajudará a economizar no projeto como um todo ao entregar um serviço de qualidade e menos suscetível a imprevistos no decorrer da obra.
4. Analise o custo-benefício
A dica de ouro para quem pretende economizar na reforma é analisar o custo-benefício de cada material. O dito popular é real: o barato pode sair caro. Portanto, não deixe de considerar fatores como qualidade, durabilidade e resistência para garantir que seu lar não precise de novas mudanças tão cedo.
5. Reutilize
Além de gerar economia financeira, reutilizar materiais é uma atitude que proporciona a criação de uma casa mais sustentável.
Por isso, analise quais itens podem ser aproveitados em outros ambientes ou utilizados para criação de objetos com novas finalidades. Os armários da cozinha, por exemplo, podem ser pintados e utilizados no banheiro, quartos ou lavanderia. Desta forma, você garante uma decoração personalizada e única.
Gostou das dicas? Veja também outros artigos no blog da MADEL!
E lembre-se: Construindo ou Reformando?! É MA-DEL! MADEL É +!