Tudo o que queremos é manter o revestimento da casa sempre com aspecto de novo e intacto. Afinal, riscos e arranhões podem comprometer o visual do ambiente e até mesmo interferir na decoração. Por essa razão, é importante saber o que fazer para não riscar o piso e garantir beleza e sofisticação por muito mais tempo.
Geralmente, esses arranhões surgem com o arrastar de móveis no cotidiano ou durante uma reforma, quando os pisos ficam expostos. Para te ajudar em ambos os casos, separamos algumas dicas fáceis e práticas que irão fazer toda a diferença para a conservação da boa aparência de seu revestimento.
Como prevenir riscos no piso no dia a dia?
No dia a dia, é importante saber o que fazer para não riscar o piso e quais os cuidados são necessários para prevenir danos no assoalho — principalmente quando se trata de piso de madeira e vinílico. Confira algumas dicas que podem te ajudar:
- efetuar a limpeza apenas com produtos que não danificam o material, recomendados pelo fabricante, e evitar usar objetos que possam riscar o piso, como esponjas de aço. Opte apenas por vassouras de cerdas macias e panos de algodão;
- evitar trocar os móveis de lugar, mas, se for necessário, não arraste-os;
- adicionar tapetes à decoração. Além de proteger de arranhões diários, também ajudam na decoração do ambiente. O único requisito é escolher uma peça com tamanho suficiente para entrar um pouco embaixo dos móveis.
O que colocar no pé da cadeira para não arranhar o piso?
Em cadeiras, mesas e outros móveis de rodízio, você pode usar protetores de feltro, cortiças, fita carpete ou antiderrapantes de silicone nos pés da mobília. Outra alternativa é comprar pés de borracha para encaixar na base das pernas das cadeiras. Assim, você garante proteção quando for mover a mobília, além de diminuir o contato com os pisos.
Agora, se você possui cadeiras de rodinhas, como as utilizadas no espaço de home office, a dica é substituir as rodas de plástico que geralmente vêm instaladas por rodas de borracha. Elas não agridem a superfície do piso, por isso, são mais indicadas para revestimentos como a madeira.
O que fazer para não riscar o piso durante a reforma?
Na hora de reformar a casa ou o apartamento parcialmente, um dos principais desafios é garantir a proteção do piso, pois deixá-lo exposto pode resultar em arranhões e manchas.
A principal recomendação nesse caso é utilizar salva piso, um produto feito de papel kraft laminado e plástico bolha, desenvolvido especialmente para proteção do revestimento e rodapés durante às reformas. Além de evitar arranhões e manchas, também ajuda a minimizar a sujeira.
Já para pequenas mudanças, lonas e jornais podem ser suficientes para não manchar ou riscar o assoalho. Entretanto, como são mais frágeis e podem rasgar no decorrer da manutenção, a melhor opção é utilizar o salva piso, principalmente quando a área é grande.
Por fim, vale lembrar que optar por uma empresa especialista na execução deste serviço é primordial.
Agora que já sabe o que fazer para não riscar o seu piso, aproveite para conferir mais artigos sobre construção, reforma e cuidados com o lar e ambientes diversos no blog da MADEL!
Lembre-se: Construindo ou Reformando?! É MADEL!