Fale Conosco Fale Conosco (11) 2888-4444
Compre via whatsapp Compre via whatsapp (11) 97140-1483
5 Dicas Fundamentais Que Você Precisa Saber Sobre a Troca de Piso
Publicado por Madel
Dicas & Tendências, Madel, Pisos 25/07/2022

5 Dicas Fundamentais Que Você Precisa Saber Sobre a Troca de Piso

O revestimento do chão faz total diferença na sua rotina vivendo em uma casa ou apartamento. Por muitas vezes, além de complementar a decoração, o material oferece vantagens e benefícios que vão além da estética, como facilidade de limpeza e manutenção, por exemplo. Por isso, quando você pensar na troca de piso, é importante se atentar a alguns pontos.

Neste artigo, você verá:

  • como é feita a troca de piso;
  • dicas fundamentais sobre a troca de piso;

Como é feita a troca de piso?

Foi-se o tempo em que era necessário um grande quebra-quebra para trocar o piso de um ambiente. Hoje, o mercado da construção civil oferece outros tipos de revestimentos que podem complementar o seu espaço com elegância, praticidade e modernismo.

A conhecida “técnica do piso sobre piso” possibilita a colocação de um novo revestimento sobre o antigo, fazendo uma reforma sem grandes obras, reduzindo a sujeira e o custo da mão de obra.

O uso do piso vinílico, por exemplo, causa bastante diferença aos cômodos e pode ser utilizado em cima de outros revestimentos e superfícies. Clicados ou colados, esses tipos de pisos necessitam da utilização de uma massa autonivelante.

Dicas fundamentais sobre a troca de piso em ambientes residenciais

Se você está pensando em fazer a troca de piso no ambiente residencial, existem algumas dicas que podem  te ajudar nesse processo. Confira abaixo:

1. Procure se consultar com um especialista

Arquitetos ou profissionais da construção civil são ótimos consultores e, quando o assunto é a troca de piso, é fundamental procurar um especialista para tirar suas dúvidas e garantir uma obra segura.

Com o auxílio dessa pessoa que tem uma visão mais técnica, será possível entender qual é o revestimento ideal para que a troca do piso ocorra de forma segura e com o resultado final que se espera.

2. Se possível, evite a quebra do piso antigo 

Como mencionamos anteriormente, as obras de troca de revestimento estão cada vez mais práticas e sem a necessidade de uma quebradeira no ambiente. Isso se dá por conta dos pisos autocolantes e clicados que proporcionam maior conforto na hora da reforma .

Os pisos vinílicos de PVC, por exemplo,  são versáteis, possuem diversas tonalidades e texturas e com certeza você vai encontrar aquele que melhor atende ao seu gosto. Caso você tenha interesse na troca de piso, considere fazê-lo sem a necessidade de envolver muitos profissionais para quebrar o chão atual. 

3. Entenda as condições do revestimento atual e se há restauração

Apesar da obra de troca de piso ser algo simples e considerado uma reforma pequena, sempre é possível que ocorram imprevistos no decorrer do tempo. Por isso, e evitando um desperdício, avalie as condições do revestimento atual e o estado de preservação do chão.

Quando não há uma necessidade imediata de troca, você pode optar pela restauração do material já aplicado. Os pisos de madeira maciça, por exemplo, possuem altíssima durabilidade e,  com os cuidados certos, você pode mantê-los por ainda mais tempo.

4. Planeje-se com bastante antecedência

Apesar de parecer óbvio, pode apostar que o planejamento, por muitas vezes, é uma etapa completamente esquecida por quem vai reformar. Dentro dos planos, você deve considerar:

  • se você estará no meio da obra toda;
  • qual é o revestimento que será trocado;
  • quais os ambientes que necessitam dessa obra.

Lembre-se de fazer a troca por partes — escolhendo os cômodos com menor movimentação para serem os primeiros, evitando desconfortos. Faça um cronograma elaborando quais serão os próximos ambientes que receberão o revestimento e assim, você terá tempo hábil para liberar o espaço do ambiente que será reformado em seguida.

5. Atente-se aos desníveis do chão

Outro ponto importante quanto a troca de piso, e que por muitas vezes passa batido, são os desníveis. Ainda mais com a sobreposição. É preciso bastante atenção na aplicação, pois se houver algum problema no chão antigo, isso será refletido na pavimentação nova.

Para o nivelamento, é necessário aplicar mais argamassa para deixar a superfície uniforme. 

Quando não dá pra evitar uma obra completa na troca de piso?

Apesar dos pisos colados serem uma ótima solução, existem aqueles casos em que não dá pra evitar um quebra-quebra completo na obra.

Em ambientes com o revestimento cerâmico que apresenta peças soltas ou com o som mais “oco”, não terá mais jeito, será preciso a remoção do piso completo. Em imóveis como casas de campo ou apartamentos mais antigos, em que o revestimento são os tacos de madeira, se há alguma peça solta também é necessário trocá-la completamente.

Neste caso, é preciso retirar o piso, fazer nova regularização e impermeabilização para, só assim, receber o novo revestimento.
E se você está pensando em trocar o seu revestimento do chão, confira também o nosso artigo sobre qual a metragem certa para cada tipo de piso e assim, ter uma obra mais tranquila em casa!

Aproveite para conferir as promoções da Madel !!!

Mais lidas

Ver mais
Veja Como Renovar Piso De Madeira Evitando Quebra Quebra
Inspire-se & Decore 17/05/2023

Veja Como Renovar Piso De Madeira Evitando Quebra Quebra

Entenda como renovar piso de madeira com algumas sugestões práticas e precisas. Leia o artigo!

Como Escolher o Painel Ripado Ideal para Cada Ambiente
Inspire-se & Decore 03/04/2024

Como Escolher o Painel Ripado Ideal para Cada Ambiente

Leia o artigo para saber como escolher o painel ripado e saber mais sobre essa tendência que está em alta na decoração de interiores.

Guia Inicial para Reformas — Por Onde Começar e Como Planejar
Dicas & Tendências 25/03/2024

Guia Inicial para Reformas — Por Onde Começar e Como Planejar

Decidir fazer reformas em casa é sempre um passo importante. Para evitar dores de cabeça e gastos acima do desejado, é essencial fazer um planejamento detalhado. Não sabe por onde começar? Confira nossas dicas.

Reforma de Apartamento — Como Otimizar spaços  
Dicas & Tendências 08/03/2024

Reforma de Apartamento — Como Otimizar spaços  

Se você quer aproveitar cada centímetro do seu imóvel e criar ambientes mais práticos e agradáveis esteticamente, fazer a reforma do apartamento pode ser a melhor escolha. Veja como evitar dores de cabeça durante o projeto.

Vai Construir ou Reformar? Saiba Como Superar os Desafios Comuns  
Inspire-se & Decore 23/02/2024

Vai Construir ou Reformar? Saiba Como Superar os Desafios Comuns  

Os desafios para quem planeja construir ou reformar sua casa ou apartamento são muitos. Neste post, compartilhamos dicas que ajudam a evitar problemas durante as obras.

Paginação de piso: conheça as melhores práticas para adotar nos seus projetos
Pisos 13/02/2024

Paginação de piso: conheça as melhores práticas para adotar nos seus projetos

A paginação de piso é uma etapa de muita importância em projetos de design e decoração. Veja insight e boas práticas que ajudam a garantir a excelência do planejamento à instalação do revestimento.

Vai Comprar Piso? Confira 15 Razões Para Escolher a Madel
Por dentro da Madel 05/02/2024

Vai Comprar Piso? Confira 15 Razões Para Escolher a Madel

Evite dores de cabeça e garanta o melhor resultado para sua obra de construção ou reforma. Entenda por que comprar piso na Madel é a melhor escolha para o projeto da sua casa.

Painéis de Madeira Decorativos — Conheça as tendências do mercado
Inspire-se & Decore 15/12/2023

Painéis de Madeira Decorativos — Conheça as tendências do mercado

Transforme seu espaço com elegância e sofisticação por meio dos versáteis painéis de madeira decorativos.

Painel de Maneira – Conheça os Diferentes Tipos e Aprenda a Usá-los na Decoração da Sua Casa
Inspire-se & Decore 30/10/2023

Painel de Maneira – Conheça os Diferentes Tipos e Aprenda a Usá-los na Decoração da Sua Casa

Existem diferentes tipos de painel de madeira e eles são uma ótima solução para dar mais estilo e personalidade à arquitetura e à decoração dos ambientes. Veja como usá-los na sua casa.

Entenda o que é design biofílico e como ele influencia a saúde e o bem-estar ao ser aplicado na decoração da sua casa
Sem categoria 21/09/2023

Entenda o que é design biofílico e como ele influencia a saúde e o bem-estar ao ser aplicado na decoração da sua casa

Integrar melhor a natureza às construções é uma tendência de arquitetura e decoração que tem impacto direto na saúde e no bem-estar. Entenda o que é o design biofílico e confira dicas para adotá-lo na sua casa.

Porta De Correr De Madeira Para Quarto: Conheça As Opções Da Madel
Dicas & Tendências 26/07/2023

Porta De Correr De Madeira Para Quarto: Conheça As Opções Da Madel

Porta de correr de madeira para quarto lisa, semi-panorâmica ou em vidro fumê são algumas das opções da Madel. Leia o artigo e conheça outras!

Isolamento Acústico Janela De Madeira: Como Melhorar O Conforto Em Sua Casa?
Janelas 21/07/2023

Isolamento Acústico Janela De Madeira: Como Melhorar O Conforto Em Sua Casa?

Melhora na qualidade do sono e conforto térmico são duas das vantagens que o isolamento acústico em janela de madeira traz para sua casa. Veja mais no artigo!

Por Que Optar Por Pisos De Madeira Certificada?
Dicas & Tendências 19/07/2023

Por Que Optar Por Pisos De Madeira Certificada?

Optar por pisos de madeira certificada é uma estratégia inteligente para quem busca atemporalidade no visual da casa e valorização no imóvel. Veja mais!

@ 2024 Madel CNPJ: 57.314.288/0001-96 - Todos os Direitos Reservados - Imagens meramente ilustrativas Mapa do site
Criação e Desenvolvimento

Utilizamos cokies para ajudar a melhorar nossos serviços, fazer ofertas pessoais e aprimorar sua experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade