Nem sempre é fácil e econômico fazer uma obra residencial. Pensando nisso, e ainda levando em consideração o momento de crise causado pela pandemia do novo coronavírus, reunimos algumas dicas para economizar na reforma da sua casa.
Descubra o que pode te ajudar a realizar as melhorias que sonha para o seu lar de forma planejada e que caiba no seu orçamento!
Dicas para economizar na reforma
Quem disse que toda mudança em seu projeto residencial vai custar caro? Ao seguir algumas dicas para economizar na reforma é possível conquistar um bom resultado sem gastar muito dinheiro. E, o melhor, esses truques são válidos tanto para momentos de crise quanto para qualquer outro período!
1. Tudo começa pelo planejamento!
Para dar início a uma reforma, antes você precisa saber exatamente o que pretende fazer e por quanto tempo. Faça um planejamento bem detalhado e com todas as necessidades, pois assim você reduz as despesas extras e possíveis atrasos.
Planejar ajuda a controlar os gastos e evitar problemas. Imagine que você decida colocar pisos de madeira na sua casa e depois percebe que é necessário passar gesso no teto. Se houvesse um plano estabelecido antes, já iria saber que fazer o teto primeiro é melhor, assim o piso não corre o risco de ficar manchado.
2. Defina o seu orçamento limite
Para evitar despesas desnecessárias, monte um orçamento bem completo com os valores dos materiais que serão utilizados, pagamento dos profissionais, gastos com água e até energia. Se possível, tente diminuir o consumo desses itens nos meses antes de começar a reforma.
Nesse momento é muito importante saber avaliar se você tem condições para fazer o pagamento das contas sem ficar endividado.
3. Compre materiais de qualidade
Já ouviu a famosa frase de que o barato sai caro? Pois é. Muitas vezes, utilizar materiais com os menores valores pode trazer prejuízo, porque depois de um curto período de tempo o produto pode quebrar ou perder a qualidade — e você terá que efetuar a troca. Além disso, é melhor adquirir materiais de qualidade para a proteção da sua família e do imóvel em si.
No entanto, isso não significa que você não pode sair pesquisando por promoções, por exemplo. Negociar descontos também é uma ótima tática que vai te ajudar a economizar.
4. Conte com uma equipe bem qualificada
Dentre as dicas para economizar na reforma, não poderíamos deixar de ressaltar a importância da contratação de profissionais qualificados. Parece meio óbvio, mas realmente faz toda a diferença.
Busque por referências de trabalhos anteriores do profissional ou da empresa escolhida, escute a opinião de pessoas de sua confiança e busque avaliações na internet.
5. Atente-se à limpeza e organização
Apesar de parecer impossível “manter a ordem” durante uma reforma, isso pode ajudar a economizar, pois com o mínimo de limpeza e organização você evita imprevistos, como o uso incorreto de ferramentas, troca de materiais, sujeira, entre outros.
Gostou dessas dicas para economizar enquanto faz sua reforma? Então continue acompanhando o blog da Madel para mais conteúdos assim!
E lembre-se: Construindo ou Reformando? É MADEL!
Comentários
1 ComentárioMaria Francisca Rocha
dez 23, 2020Muito grata pelas dicas de reformas . muito úteis .